Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Países com surto de zika devem autorizar o aborto, diz ONU

há 8 anos

A ONU disse que os países que enfrentam surto de zika vírus devem dar às mulheres acesso à interrupção voluntária da gravidez. O vírus é suspeito de ser a causa do aumento do número de casos de microcefalia em bebês.

Nesta sexta-feira (5), o principal comissário de Direitos Humanos da ONU, Zeid Ra'ad AlHussein, conclamou os países afetados pela epidemia a disponibilizar aconselhamento sobre saúde sexual e reprodutiva para mulheres e permitir o direito ao aborto. "As leis e as políticas que restringem acesso a esses serviços devem ser urgentemente revistas, em consonância com os direitos humanos, a fim de garantir o direito à saúde para todos", disse o comissário, em um comunicado.

No Brasil, um dos mais afetados pela epidemia, a interrupção da gravidez é proibida, salvo em casos de estupro, riscos de vida para a mãe ou em caso de feto anencefálico. A microcefalia e outras má-formações dificilmente são diagnosticadas antes da 20ª semana de gestação, no quinto mês de gravidez. O número de casos de microcefalia associados ao zika tem ampliado a ocorrência de aborto ilegal e abriu uma discussão sobre o acesso à interrupção da gestação no país.

“Como eles podem pedir para essas mulheres não ficarem grávidas e não oferecerem a possibilidade de interromper a gravidez, se elas desejarem?”, disse a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Cécile Pouilly, ao ser questionada sobre países como El Salvador, que criminalizam o aborto. A entidade da ONU fica em Genébra (Suíça).

FONTE

  • Sobre o autorAdvogado e Mentor de alunos que querem prestar o exame da ordem.
  • Publicações1078
  • Seguidores448
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1534
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/paises-com-surto-de-zika-devem-autorizar-o-aborto-diz-onu/303906874

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sábia decisão. As mulheres além de poder garantir mais acesso à informação sobre saúde e orientações de cuidados, devem sim ter garantido o direito sobre seu próprio corpo e poder optar se desejam ou não prosseguir com uma gravidez. Seria insensato esperar que mulheres contaminadas com qualquer vírus ou outro elemento estranho siga em frente com uma gravidez, que passaria a ser perigosa, poderia colocar a saúde do feto e sua própria em grave risco e depois ainda criar um ser humano com prováveis sérios danos físicos e neurológicos pelo resto da vida; isso para não falar no impacto social e emocional que causaria nela própria, na família, na sociedade e nos órgãos de saúde. Todos sabemos que uma deformidade de nascença dificilmente pode ser revertida ou tratada, logo, esperar uma cura posterior é ilusão e um caminho bem difícil. Claro que não desconsiderando o lado emocional, afetivo (e até religioso), mas ainda assim ao se levar em conta o futuro de anos e anos à frente que um indivíduo teria, haveria uma diferença imensa na vida de um ser humano considerado saudável e outro com possíveis sequelas. Não se pode prever quais serão os distúrbios neurológicos que a microcefalia causará, levando-se em consideração o grau de atrofia cerebral, a presença de calcificações grosseiras intracranianas, é de se esperar que recém-nascidos venham a apresentar sequelas neurológicas severas. A microcefalia, pode, além do Zica Virus, pode ocorrer devido a síndromes genéticas, exposição materna a substâncias tóxicas, consumo de drogas, alcoolismo materno ou infecções congênitas, como citomegalovírus, toxoplasmose, rubéola e varicela. Também existem sinais que indicam a condição no dia a dia, dificuldade na amamentação e alimentação, a espasticidade (distúrbio muscular que causa rigidez) e convulsões.
Muitas dessas características permanecem nos anos seguintes, também poderá haver deficiência intelectual e cognitiva e outros atrasos neuropsicomotores, como comprometimento da visão, da fala e da locomoção.
Todas essas condições dependem do grau de acometimento do tecido cerebral afetado durante o desenvolvimento dentro do útero. A ONU quer, e está certa, evitar que haja no futuro uma enorme quantidade de crianças deficientes e com um futuro seriamente comprometido. A lei aqui no Brasil deve ser urgentemente alterada para permitir que as mulheres decidam sobre seu futuro e o de sua família. O assunto é muito sério para se ficar parado sonhando. continuar lendo

Por essa e outras essa instituição chamada "Organização das Nações Unidas" Está totalmente desmoralizada perante a maior parte do mundo. Como bem disse uma vez o ex-senador Arthur Virgilio em discurso na tribuna do Senado, a ONU não passa de uma aprazivel assembleia de esquerdistas do mundo inteiro. continuar lendo

isso é tese da NOVA ORDEM MUNDIAL voltada à redução da população como prega o homem da Microsoft em público. continuar lendo

E aos poucos se vai inserindo a Eugênia, como queriam os Nazistas.... continuar lendo