Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

CDC garante que tatuagem deve ser reformada caso não satisfaça o consumidor

Considerada uma prestação de serviço, deve seguir as normas do Art. 14 do Código

há 8 anos

CDC garante que tatuagem deve ser reformada caso no satisfaa o consumidor

O Código de Defesa do Consumidor engloba diversos direitos que os brasileiros têm ao contratar, consumir ou se livrar de um serviço. Existe uma atividade, porém, que provavelmente você não apostaria estar envolvida: a tatuagem.

As marcas na pelé feitas pelos tatuadores são consideradas uma prestação de serviço, assim como qualquer procedimento estético ou corretivo. Portanto, aquela que for finalizada com o desenho torto, cor borrada ou errada, falta de letras ou desenho não solicitado pelo consumidor, caracterizam a má prestação de serviço, segundo o CDC

É considerado Fato do Serviço (Art. 14 do CDC), quando a falha atinge o patrimônio do consumidor ou sua integridade física, estética e moral:

Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”.

Essas falhas ou danos são passíveis de indenização por configurar Dano Moral Estético, que ocorre quando as intervenções estéticas ou visuais lesam o consumidor, vítima de algum defeito do produto ou na prestação de um serviço, que atinja a sua identidade visual, ou sua imagem física.

Queixa em 90 dias a quem se sentir lesado

As tatuagens são consideradas como um bem imaterial, e o CDC garante os direitos do consumidor, inclusive que o serviço seja refeito da forma desejada pelo cidadão.

Assim, quem se sentir lesado após procedimento de tatuagem, tem 90 dias para fazer uma queixa aos órgãos de defesa do consumidor e solicitar que o serviço seja refeito sem qualquer custo adicional. Caso o cliente não queira fazer novamente com o mesmo profissional, ele ainda tem o direito de ter a restituição imediata da quantia paga.

FONTE

  • Sobre o autorAdvogado e Mentor de alunos que querem prestar o exame da ordem.
  • Publicações1078
  • Seguidores448
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4621
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cdc-garante-que-tatuagem-deve-ser-reformada-caso-nao-satisfaca-o-consumidor/248557302

Informações relacionadas

Notíciashá 7 anos

Insatisfação com resultado de tatuagem não gera restituição do serviço

[Modelo] Ação de reparação em danos morais e materiais, baseado na Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor

Brunna Rocha, Advogado
Artigoshá 4 anos

Dano estético causado por tatuagem mal executada

Notíciashá 12 anos

Estúdio de tatuagem é condenado por dano estético

Sérgio Pontes , Advogado
Artigoshá 6 anos

A Responsabilidade Civil pelo Dano Estético

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom dia senhores,
Preciso justamente de um advogado para entrar com uma ação com esse tema. Tatooador prestou um serviço de má qualidade e aparentemente de má fé. continuar lendo

Há algum precedente, Dr. Jorge? continuar lendo

Carlos Henrique a 17ª Vara Cível de Brasília condenou uma clínica a pagar indenização no valor de R$ 5 mil a título de danos morais e mais R$ 694,85 por danos materiais a uma mulher por danos estéticos sofridos após a realização de uma tatuagem, mas não lembro/achei a referida jurisprudência agora para lhe mostrar. Att: continuar lendo