Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Como conseguir cobertura em ABA pelo plano de saúde?

há 6 anos

A Terapia ABA é a principal estratégia, com base em evidências científicas, no trabalho com crianças do espectro autista. Muitos são os estudos que comprovam a sua eficácia, especialmente na intervenção precoce e intensiva de crianças com autismo até cinco anos de idade. Pela necessidade do trabalho ser intensivo (10 a 30 horas de terapia semanal), o seu custo impossibilita que muitas famílias acessem esse tipo de intervenção. O que os pais não sabem é que o tratamento pode ser conseguido na justiça, junto aos Planos de Saúde ou até mesmo junto ao Estado.

Existem decisões importantes e recentes que afirmam ser obrigação do Plano de Saúde dar cobertura a intervenção multiprofissional (incluindo em ABA) às crianças com autismo. Segundo o advogado Gabriel Tosetti Silveira (OAB/ SP 252852), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em julgado datado de 14/12/2016 (AI nº 2171965-56.2016.8.26.0000) determinou liminarmente a operadora de Plano de Saúde a imediata inclusão da cobertura da Terapia ABA à criança autista, sob pena multa diária. O advogado complementa que a decisão, como outras em diversos Estados, está atenta ao princípio da dignidade da pessoa humana, um direito fundamental de todo o cidadão conforme inciso III, artigo da Constituição da República.

O conhecimento dos nossos direitos é o primeiro passo para a busca da Justiça em caso de negativa do plano de saúde. Abaixo, segue entrevista com o advogado Gabriel Tosetti que esclarece dúvidas em relação ao processo judicial para custeio de terapias junto ao plano.

O que posso fazer para conseguir atendimento para o meu filho em ABA a partir do plano de saúde?

O primeiro passo, após diagnóstico de autismo é entrar em contato com o seu plano. Ele deverá dar as instruções para que se proceda com o início imediato do tratamento. Na recusa, é importante insistir que o plano apresente a negativa por escrito (pode ser por e-mail). Também é importante que as mensalidades do plano estejam em dia, e se tenha um relatório médico com a indicação da terapia solicitada.

O que fazer quando o meu plano de saúde não fornecer esse tipo de terapia?

Caso o plano insista na recusa, é importante que procure imediatamente o poder judiciário por meio de um advogado, a fim de que sejam tomadas as medidas cabíveis, incluindo o pedido emergencial para a inclusão da cobertura. Essas medidas visam a inserção imediata da criança ao tratamento, evitando prejuízos que podem ser de difícil reversão.

Caso o plano de saúde justifique a recusa do tratamento, dizendo que ele não é previsto no contrato, o que devo fazer?

Mesmo que o contrato preveja tal exclusão, é permitida a sua revisão na justiça, considerando que estamos no âmbito do Código de Defesa do Consumidor, sendo NULAS as cláusulas que “estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade” (art. 51, IV, Código de Defesa do Consumidor). Ou seja, mesmo que não esteja previsto em contrato, é possível pedir a cobertura para atendimento em ABA.

Eu preciso necessariamente de um advogado para pedir esse atendimento especializado na justiça?

É possível atuar sem advogado junto ao Juizado Especial Cível, em causas cujo o valor não ultrapasse 20 salários mínimos. No entanto, a prática demonstra que esse tipo de intervenção (ABA) possui muitas horas semanais de trabalho pelo que via de regra ultrapassa muito o valor máximo mencionado acima. Assim, é recomendável que o processo seja conduzido por um advogado, possibilitando que não haja limite de valor nem de tempo para esse custeio. Além disso, a forma que o advogado atua possibilita que os resultados sejam aqueles esperados, no caso favorável ao usuário que pleiteia a terapia junto ao plano.

Quanto tempo demora o processo para que o plano forneça o tratamento em ABA?

Essa é uma pergunta difícil, pois cada Vara Judicial possui sua dinâmica. Porém, neste tipo de processo é requerido um pedido emergencial, onde espera-se que a primeira decisão do juiz seja no sentido de obrigar o plano a realizar a cobertura de imediato. Portanto, estima-se que em até 60 dias do ajuizamento da ação já se tenha uma decisão.

LUIZA DE MOURA GUIMARÃES

PSICÓLOGA COMPORTAMENTAL / TERAPEUTA ABA

CRP: 07/28066

Doutoranda em psicologia pela UFSCar, trabalha com crianças do espectro autista utilizando os pressupostos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Ao finanlizar o mestrado em 2012, realizou estágio em instituição para indivíduos do espectro em Phoenix no Arizona (EUA). Possui especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP e realiza atendimento particular em consultório e domiciliar, além de supervisão de casos clínicos e treinamento de pais e acompanhantes terapêuticos.

Fonte: https://www.terapiaaba.com.br/single-post/2017/01/24/Como-conseguir-cobertura-em-ABA-pelo-seu-plano-...

  • Sobre o autorAdvogado e Mentor de alunos que querem prestar o exame da ordem.
  • Publicações1078
  • Seguidores448
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6185
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-conseguir-cobertura-em-aba-pelo-plano-de-saude/554341735

Informações relacionadas

Rone Souza Prudente, Advogado
Modeloshá 3 anos

Petição Inicial Custeio do Método ABA (autismo) pelo plano de saúde no Município de residência do consumidor.

Aline Vasconcelos , Advogado
Artigosano passado

Síndrome de Down: como o plano de saúde pode ajudar.

Claudia Hakim, Advogado
Artigoshá 3 anos

Existe lei que determine a presença de um A.T em sala de aula? Qual é a função e a formação necessária do acompanhante especializado para um aluno autista?

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

4. Mandado de Segurança

Petição - Ação Obrigação de Fazer / não Fazer contra Hapvida Assistência Médica

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Dr Jorge, poderia me tirar uma dúvida? O relatório médico indicando o tratamento ABA deve ser de médico credenciado ao plano, obrigatoriamente? continuar lendo

Não precisa.

Atenciosamente. continuar lendo