Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

As cinco funções básicas dos sindicatos

há 8 anos

Os Sindicatos têm cinco funções básicas que norteiam a sua ação: negociação, assistencial, arrecadação, colaboração e representação.

Na função de negociação, a ação sindical caracteriza-se pelo poder para ajustar a CLT, nas quais serão fixadas regras a serem aplicadas nos contratos individuais de trabalho dos empregados de determinada categoria.

Na assistencial, é atribuição sindical prestar serviços aos seus representados, contribuindo para o desenvolvimento integral do ser humano. A CLT determina ao sindicato diversas atividades assistenciais, como a educação; saúde: colocação; lazer e fundação de cooperativas e serviços jurídicos.

Por intermédio da arrecadação o sindicato estabelece contribuições aprovadas em assembléias e fixada por lei, como mensalidades sindicais e descontos assistenciais, aquelas fixadas nos estatutos e estes em convenções coletivas ou sentenças normativas.

A colaboração do sindicato com o Estado, viabilizada no estudo e solução dos problemas que se relacionam com a categoria e no desenvolvimento da solidariedade social. No tópico que trata da representação perante as autoridades administrativas e judiciais, o sindicato defende os interesses coletivos da categoria ou individuais dos seus integrantes. Nesse ponto a entidade participa como parte nos processos judiciais em dissídios coletivos destinados a resolver os conflitos jurídicos ou de interesses. O sindicato cumpre papel preponderante também nos dissídios individuais de pessoas que fazem parte da categoria. Neste caso exerce a substituição processual, caso em que atuará em nome próprio na defesa do direito alheio ou a representação processual, caso em que agirá em nome do representante e na defesa do interesse deste.

FONTE

  • Sobre o autorAdvogado e Mentor de alunos que querem prestar o exame da ordem.
  • Publicações1078
  • Seguidores448
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações29269
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-cinco-funcoes-basicas-dos-sindicatos/301850906

Informações relacionadas

O que é um sindicato?

Lívia Maria Dias Andrade, Advogado
Artigoshá 8 anos

O Papel dos Sindicatos frente ao Direito Coletivo do Trabalho

Gabriela Nassyrios, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Sindicalismo no Brasil

Pallotta Martins e Advogados, Advogado
Artigoshá 2 anos

Competência Sindical para Fiscalização do Empregador e a Lei Geral de Proteção de Dados

Giuliana Lima, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Organização Sindical no Brasil

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Porque os trabalhadores não apoiam mais os sindicatos? continuar lendo

a elite dominante no brasil, tinha que encontrar um meio para enfraquecer os sindicatos para poder retirar e precarizar os direitos dos trabalhadores, foi então que, em 2017 aprovaram a reforma trabalhista, na qual os sindicatos perderam a contribuição que custeava as lutas dos sindicatos em defeza dos direitos e interesse dos trabalhadores. A reforma que diziam que ia melhorar, tai o resultado que se vê hoge. continuar lendo

Meu pai era presidente de um sindicato.
Porém deixou ficar inativo por anos.
Agora ele faleceu, como faço para restabelecê-lo?
Desde já agradece a orientação. continuar lendo

Dra. A senhor já entrou em contato com o referido sindicato?
Att: continuar lendo